07 julho 2008

CICS 2008

O congresso realizado em Évora foi uma oportunidade para verificar o que está a acontecer no "mundo do solo".

Foi fácil ter as expectativas ultrapassadas, pois foi a primeira vez que assitisti à versão ibérica. Mas as participações não se limitaram à nossa península e estiveram presentes investigadores de universidades do Brasil. A variadade de temas e a apresentação destes em sessões simultâneas deram-me que fazer para conseguir assistir às comunicações que mais interesse me despertaram.

Destaco algumas das comunicações que assisti com citações que achei interessantes:

Climate change - can soil make a diference? - Luca Montanarella

"No Reino Unido a redução de emissões é completamente compensada pela libertação de carbono do solo (13 Mton/ano). No Mediterrâneo a situação é ainda mais difícil, devido a processos de degradação como a erosão."
"Cinco países não apoiam a Directiva Quadro do Solo: Reino Unido, França, Austria, Holanda e Alemanha."

Índices de classe de qualidade da estação em povoamentos florestais de Sobreiro e Pinheiro Manso - Alfredo Gonçalves Ferreira

"Mais do que cartas de solos é importante interpretar as características do solo e do meio."

Indicadores da qualidade física e do estado crítico de consolidação do solo em áreas canavieiras, SP (Brasil) - Reginaldo Barbosa da Silva

"Os efeitos económicos e ambientais da degradação do solo por compactação não são tidos em conta nos custos do produto nem sequer são considerados na regulamentação."

Enseñanza de la edafologia en el marco del espacio europeo de educación superior: Taller de Granada - Jaume Porta

"Passar de professor que dita a professor-tutor."

Sem comentários: