12 setembro 2006

Os solos segundo a FAO

Tendo como alvo central o combate da fome a FAO tem promovido o conhecimento científico e técnico necessário para que países subdesenvolvidos e em desenvolvimento tenham as ferramentas necessárias para enfrentar essa luta.

Para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis desenvolveu metodologias de estudo do solo que têm sido uma referência neste domínio. A FAO contribui para a qualidade na classificação e cartografia de solos, marcada desde 1974 com a publicação da Legend of the Soil Map of the World, uma primeira chave para a classificação dos solos de todo o mundo. Desde então várias revisões foram feitas para melhorar a identificação e classificação dos solos.

Capa WRB 2006
Capa da última revisão da WRB

A última revisão da World Reference Base for Soil Resources (WRB) foi publicada em Junho deste ano. Actualmente a WRB é um trabalho conjunto da FAO, do ISRIC e da IUSS. Será o sistema de classificação de solos mais usado no mundo e, por isso, a plataforma ideal para o desenvolvimento de trabalho de inventariação e cartografia de solos.

O documento está online numa versão mais leve (PDF, 1,56MB) para arquivar facilmente e numa versão mais pesada (PDF, 4,16MB) para imprimir com qualidade.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá João Duarte,

Foi uma iniciativa muito boa postar um importante documento que é o WRB 2006 da FAO.

Agradeço bastante pois é interessante para ajudar na conversão do sistema brasileiro de classificação de solos para um sistema de nível mundial quanto como esse.